sábado, 31 de julho de 2010

Origem do sobrenome Brunelli


O sobrenome Brunelli é de origem patronímica (nome que designa uma linhagem), deriva do nome próprio Brunus (Bruno- fundador deste tronco famíliar) com o dimunitivo ellus (elli), formando assim Brunellus (Brunelli) ou seja, pequeno Bruno. O nome Bruno por sua vez tem origem qualitativa e refere-se a cor castanha dos cabelos. Segundo o pesquisador Michele Pagos, o primeiro registro encontrado em Combai, Comune de Miane, do sobrenome foi Zuane (Johannes nos documentos oficiais) Brunelli 1550-1615, que era uma pessoa de grande carisma e prestígio na localidade. Foi um dos fundadores do curato de Combai. Fonte: Dirlene Brunelli - Uma Família muitas histórias-Criciúma 2009. Este sobrenome predomina no centro norte da Itália e está presente em mais de 884 comunidades.

24 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco desta história

    ResponderExcluir
  2. Oi..sou descendente de germano brunelli

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ter mais contato com meus tios que não conheço, sou Cristiano Brunelli

    ResponderExcluir
  4. Minha bisavó e tataravô são Brunelli.
    João Brunelli,
    Ema Brunelli
    Jenoéfa Brunelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Wagner, meus avós também eram João Brunelli e minha avó era Ema Brunelli ou Ema Ferro, eu sou João Roberto Brunelli, tenho 64 anos e moro na Cidade de Atibaia.
      Feliz Páscoa para vocês.

      Excluir
    2. Tbem sou descende,meu bisnono e albionte Brunelli

      Excluir
    3. Wagner Vaz tb meus bisavós eram Ema e Joao Brunelli...

      Excluir
    4. Meu pai também é João Roberto Bruneli (único da família dele que foi registrado com um "L" - culpa do cartório, eu sou João Roberto Bruneli Júnior, moramos na cidade de São José do Rio Preto-SP.

      Excluir
  5. Boa tarde! Tenho buscado a dupla cidadania, porém, não localizo os documentos da minha bisavó .

    ResponderExcluir
  6. Cara tenho o nome do fundador e sobrenome da família desse tronco, surreal

    ResponderExcluir
  7. Meu bisavô , Primo Brunelli , nasceu na cidade de cervia .

    ResponderExcluir
  8. Minha avó paterna Celi e meu avô Darci bruneli tiveram gemeos,sendo que no nascimento um dos meninos faleceu,e o outro minha avó acabou dando para sua comadre cria-lo,pois estava muito fraca ee nã tinha condições de criar.
    Desde então nunca mais soube da criança que era um menino.a famifam nunca teve notícias , hoje deve ter 50 anos, gostaria muito de poder conhece-lo.somos do interior do Rio grande do sul.

    ResponderExcluir
  9. oi, meu marido é Brunelli e estou procurando a região de seus bisavós para requerer a cidadania italiana, alguem já conseguiu? abraços Lucimara

    ResponderExcluir
  10. Minha avo tinha sobrenome Brunelli e a única da família a levar esse nome foi eu,ela pediu no dia do meu nascimento que meu segundo nome tivesse o dela.gostaria mais de saber sobre a família Brunelli muito legal.

    ResponderExcluir
  11. Meu sogro é Noeli Brunelli e minha sogra Teresa pagode Brunelli gostaria de saber mais sobre eles se alguém souber

    ResponderExcluir
  12. Oi também sou Brunelli de Nova Veneza S.C. Meu bisavô era Albionte Brunelli (Vieram de navio em 1889)Meu avô era Ersilio Brunelli. Meu pai Nevio Brunelli. Meu nome Nilson Brunelli. ( Fico feliz em saber que minha Família é grande assim.

    ResponderExcluir
  13. Meus avós tb eram João Brunelli e Ema Ferra, inclusive estão no mesmo mural que meus pais : Alcides Brunelli e Eurides Struzziato , último local em vida Monte Verde - Dourado - SP , eu feliz por está com todos vcs... 011 98680-5399

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Ana Paula. Minha mãe foi Brunelli. Sobrinha neta fo Atilio Brunelli. Bisavós Ema Ferto e Joso Brunelli. Fone 19 983407771.

      Excluir
  14. Sou de Campinas, bisavós Ema e João Brunelli

    ResponderExcluir
  15. Meu bisavo era italiano veio p o Brasil e construi a familia ... Meu avo era Henriqui Brunelli e muito bom saber das nossas origens

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é José Cláudio BRUNELLI, sou mineiro, meus avós e bisavós tb são Brunelli

    ResponderExcluir