sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VICTORIO BRUNELLI - VITALIDADE AOS 98 ANOS

Victorio Brunelli nascido em 24 de setembro de 1912 completou seus 98 anos de idade comemorando com Santa Missa presidida pelo Pe Ismael Brunelli Destéfani na Igreja de Vargem Grande e um jantar oferecido pela família.


Vitório é 9º filho de Giovanni Angelo Brunelli (João Brunelli), nasceu em Urânia, Município de Alfredo Chaves-ES. É o descendente da primeira geração dos filhos de Marco Brunelli e Maria Luisa Ciresa mais idoso e é o único filho de João Brunelli que vive entre nós para contar suas histórias e experiências de vida. Quando tinha 3 anos de idade a família mudou-se para Povoação, Município de Castelo e ali viveu junto com os país e irmãos até 1945 quando mudou-se para Vargem Grande, localidade onde vive.

No ano de 1939 casou-se com Catharina Jaretta e constituíram uma numerosa família de 10 filhos, 24 netos e 07 bisnetos, que o cerca de afeto, carinho e amor.

A longevidade de Victorio Brunelli é motivo de alegria para todos da família e descendentes, Victorio goza de boa saúde física e mental, tem boa memória e muita lucidez. Gosta de se divertir, dançar forró e não despreza seu precioso vinho tinto de jaboticaba às refeições, um hábito que cultiva desde sua juventude. Primeiramente o vinho era de uvas colhidas de suas plantações próprias, depois passou a cultivar jabuticabas e sempre produziu seu próprio vinho de consumo. Tem o hábito de cultivar uma vida saudável. Sempre foi uma pessoa calma, verdadeira, sincera e séria. Ensinou bons princípios e valores aos filhos que bastava seu olhar para que eles compreendessem o que o pai dizia. Nunca precisou bater nos filhos, ensinava-os a não apanhar o que era dos outros e a rezar o terço e outras orações como os 10 Mandamentos e os 7 pecados que ele chamava de vícios capitais. A reza do terço em família era sagrada. Todos os dias, antes de dormir, de joelhos encostados em um banco comprido, todos rezavam o terço. A tardinha, depois da lida na roça ele pegava sua sanfona e tocava para os filhos, um hábito que desenvolveu nas suas filhas o gosto por dançar forró. Até nos dias de hoje, ele ainda toca sua velha sanfona. A Santa Missa é sagrada para ele que vai a Igreja todos os domingos e após a celebração, vai pro seu "cantinho" no bar ao lado da Igreja, alí ele encontra os amigos, bebe sua cervejinha, "bate um dedo de prosa" enquanto degusta os petiscos (linguiça, toresmos e outros) que cada um leva para a partilha e socialização. Seu hábito saudável de comer moderadamente, ou melhor pouco, de tomar sua taça de vinho às refeições, de ir aos bailes pra dançar e se divertir sempre que pode, de tocar sua sanfona, de não fumar, de ser calmo, moderado e justo, pode ser a razão de sua longevidade com saúde e lucidez. Parabéns Victorio!!!

 

     Celebrou os 50 anos de matrinônio em cerinônio religiosa na Igreja Católica de Vargem Grande 
 
  Seu aniversário de 96 anos foi realizado em 2008 com seu sobrinho Toninho Brunelli animando con sua sanfona acompanhado e um violão.
 
Na 1ª festa dos descendentes da família Brunelli, enque celebrou os 120 anos da chegada dos Brunelli ao Espírito, ocasião em que seu pai Giovanni Angelo Brunelli tinha 13 anos de idade, Victorio Brunelli marcou presença e participou ativamente das homenagens a seu saudoso pai João Brunelli.
 

Na 2ª Festas dos Descendentes da Família Brunelli realizada em 01/05/2010 Victorio Brunelli participou ativamente da Santa Missa, das homenagens, do almoço e também dançou um pouco de forró.


No dia 25 de setembro, a família preparou uma linda Celebração Eucarística, presidida pelo sobrinho Pe Ismael Brunelli Destefani que é pároco de Caratingas - MG. Após a Santa Missa e homenagens foi oferecido um jantar com direito a um forró e Vitório curtiu todos os Momentos. Recebeu homenagens de seus netos e bisnetos que ofereceram flores para ele e o tradicional parabéns pra você.

Como não poderia faltar a dança, Victorio no alto dos seus 98 anos fez bonito, dançou seu rítimo favorito que é o forró, que lhe proporciona prazer e vitalidade.

Deus o abençõe tio Victorio e que possamos aprender com o senhor viver na simplicidade, honestidade, sinceridade e fé.