domingo, 20 de março de 2011

BRUNELLI E A ACORDEON – O RESGATE DA CULTURA FAMILIAR NA FESTA DOS DESCENDENTES

Nos dias 27 e 28 de maio de 2011 os descendentes de MARCO BRUNELLI estarão vivendo momentos especiais na festa do 3º encontro da família, com o resgate cultural das acordeons maestradas por quatro netos de João Brunelli, resgatando uma tradição peculiar da família que animava as festas de casamento e bailes nas casas de imigrantes italianos da região. Para alegria geral dos descendentes quatro eximes sanfoneiros já confirmaram presença para animar a festa com suas acordeons: Braz (filho de Santo Brunelli); Aguilar e Toninho (filhos de Luiz Brunelli) e José Augustinho (filho de Angelim Brunelli), este virá de Lambari D’oeste – Mato Grosso, região onde mora.


Braz Brunelli é um tocador nato e tem o dom entranhado no seu sangue. É um autodidata, aprendeu a tocar acordeon ainda criança, vendo e ouvindo seu pai Marcos (Santo) Brunelli e quando tinha seus 10 anos de idade, já tocava o instrumento do pai, uma acórdão de 8 baixos. Sua paixão pelo instrumento o fez comprar um livro de método de acordeão Mascarenhas, na ocasião estava na 43ª edição, e decorou todas as 120 nomenclaturas e respectivas posições das notas musicais. Braz conta que quando ia para a lavoura trabalhar no plantio e cultivo de café, ele levava no bolso as nomenclaturas das notas musicais anotadas num pedaço de papel e nos momentos de descanso, enquanto os outros ficavam proseando ele se retirava num canto para decorar as nomenclaturas, criando uma associação entre elas e fixando as posições, assim, aprimorou a maestria dos dedos para tocar com perfeição e primor sua Scandalli italiana de 120 baixos.

Braz Brunelli e sua acordeon Scandalli italiana de 120 baixos, adquirida em 1980


Antônio (Toninho) e seu irmão Aguilar, filhos de Luiz Brunelli são igualmente dois eximes sanfoneiros que também são autodidatas, e aprenderam com seu pai que era um sanfoneiro de mão cheia a arte de tocar acordeon ainda na fase de criança.
  Toninho em 2008  animando a festa aniversário  de 96 anos de seu tio Vitório Brunelli

Também confirmou presença José Augustinho Brunelli que virá do longinquo povoado de  Lambari D'oeste - Mato Grosso com sua acordeon para alegria geral dos descendentes. José Augostinho é filho de Angelim Brunelli, que era considerado o melhor de todos os sanfoneiros da família Brunelli. Para todos será uma grande alegria conhecer o filho de Angelim Brunelli  que aprendeu a tocar acordeon com seu pai e já aos 12 anos de idade dominava as techas da acordeon de seu pai e aos 16 anos de idade animava as festas e bailes da região, promovendo divertimento e alegreia aos participantes.


A arte de maestrar a acordeon  que têm  Braz, Toninho, Aguilar e José Augustinho, vem do aprendizado ouvindo e vendo seus pais tocarem  as acordeons em casa, a noite e nos dias chuvosos. Mas a raiz  desse dom de tocar acordeon,  na realidade vem do filho mais velho de  MARCO BRUNELLI, Giovanni Angelo (João Brunelli)  que  tinha uma paixão  especial  pela acordeon.  João Brunelli era o único filho de Marco que tocava acordeon, e sua paixão era  tamanha  que até na  fotografia da sua família,  de 1924, ele está com sua acordeon aposta com as mãos no seu teclado. Esse legado João passou para seis dos seus  sete filhos homens:  Marcos (Santo), Firminio, Erminio, Vitório, Angelo (Angelim)  e Luiz Brunelli.  Destes, Erminio, Angelim e Luiz, durante muitos anos foram  tocadores em bailes de casamento e festas em casas de famílias  de descendentes de italianos da região onde moravam.

   Giovanni Angello (João Brunelli) em 1924 com sua acordeon  "Guarany".
João Brunelli e sua esposa Tereza Lorenzon com seus 11 filhos e sua nora Cecilia Avanci e sua neta mais velha Amelia Brunelli e sua outra companheria a acordeon.

O dom hercado de João Brunelli  está espalhado por um número grande de descendentens que abrilhantam  e animam Celebrações Eucarística, além dos que alegram as festas com som e instrumentos musicais.