domingo, 1 de agosto de 2010

Genealogia Brunelli: Minha Raiz - Marco Brunelli


MARCO BRUNELLI nascido em 27 de abril de 1848, em Roverè di  Velo, atualmente Roverè Veronese , Província de Verona ( Itália ), filho de Angelo Brunelli e Regina Carcereri . Seus avós paternos se chamavam Marco Brunel (Brunelli) nascido em 06 de abril de 1764  e Maria Favaret . Em 1875 Marco Brunelli contraiu matrimônio com  Maria Luisa Ciresa e da união matrimonial nasceram sete Filhos : Giovanni Angelo (João Brunelli ); Domenico Angelo (Angelo); Germano Lorenzo (Germano),Regina Maria (Regina); Giulio (Julio)  e Eugenia Silvina (Silvina)  Brunelli . (N ª imagem clique amplia - la)



 Na Itália Marco Brunelli era sapateiro, profissão registrada em dois documentos oficiais. Para o Brasil trouxe juntamente com alguns pertences a sua máquina de confecção de sapato.




MARCO também foi soldado do Distrito Militar de Verona , no período de 1870 a 1887. Consta do certificado do "REGIO ESERCITO ITALIANO" a seguinte observação quanto a sua atuação : "... Boa Conduta e Serviu Fidelidade e  Honra .


No livro de registro de nascimento de seu filho Giovanni Angelo na Comune de Cerro Veronese consta sua  assinatura, atestando o nascimento do filho e pela qual percebe -se uma caligrafia primorosa , perfeita , portanto conclui-se que era um homem que havia estudado, popularmente dizemos "letrado", isso porque na zona de Roveré di Velo (localidade onde nasceu)  era sob o controle austríaco, portanto era condição que todas as crianças estudassem . O estudo era elementar. Na época estudava -se cinco anos. Se comparado aos dias de hoje equivaleria ao do nível universitário . (N ª imagem clique amplia - la)
Em 08 de fevereiro de 1889 Marco Brunelli e sua família embarcaram no Porto de Gênova com destinação já definida para o Estado do Espírito Santo, conforme consta no verso do seu passaporte, datado de 07 de janeiro de 1889. Em 28 de fevereiro de 1889 a bordo do Navio Adria desembarcaram no Porto de Vitória - ES e se hospedaram na Hospedaria Pedra D'Água, por oito dias. Em 08 de março  do mesmo ano, a bordo do navio a vapor Mayrink foram para Benevente (atualmente Anchieta). Ali desembarcaram e pegaram outro barco menor, subiram o Rio Benevente rumo ao Município de Alfredo Chaves, ex- colônia de Castello, e se instalaram numa colônia no lugarejo denominado Urânia, existindo registro no Arquivo Público do Espírito Santo que em 11 de março de 1889 a família já estava estabelecida em Urânia. 
Os depoimentos e Relativos de (descendentes da primeira geração) indicam que MARCO BRUNELLI faleceu com apenas seis meses de Brasil, deixando a esposa Maria Luisa Ciresa viúva e os sete filhos órfãos e ainda criança. O filho mais velho Giovanni Angelo ( João ), meu avô, na época tinha apenas 13 anos de idade. Não é difícil imaginário a causa de sua morte: desgosto e arrependimento, certamente foram os fatores que o levou a contrair a tuberculose. Havia saído da Itália em pleno inverno, época de frio intenso e baixíssima temperatura e, no Brasil era verão e de temperatura elevada. Imaginar o Estado do Espírito Santo em 1889 (há mais de 120 anos) e fácil compreender que foi abatido por profunda tristeza e arrependimento;  ter deixado sua Pátria a Itália, parentes, amigos, bens e pertences pessoais na esperança de uma vida melhor no então "novo mundo", no entanto foi o contrário, encontrou pobreza, falta de estradas e de infra-estrutura e muita precariedade. Era um Estado ainda pouco povoado, não tinha escolas para filhos estudarem, igrejas para frequentarem e muita escassez de alimentos.


Maria Luisa Ciresa, a matriarca da família foi uma mulher de muita coragem, determinação, fibra e fé, uma verdadeira heroína que viúva numa terra distante de sua pátria e dos parentes e amigos com seus sete filhos pequenos, venceu todo tipo de dificuldades e adversidades que a vida lhe ofereceu. Com 76 anos de idade faleceu em casa do filho Germano com quem viveu muitos anos e foi sepultada no Cemitério de Limoeiro, Município de Castelo-ES, no ano de 1933.  Minha bisavó querida que não tiva a oportunidade de conhecê-la pessoalmente , mas desde criança quando ia ao tumulo do meu pai Erminio Brunelli, que ficava ao lado do seu, eu colocava flores no seu túmulo e acendia velas para você, talvez por isso hoje sinto esse amor tão grande que me parece ser recíproco. Não sei explicar, não tenho palavras para descrever o sentimento que aflora, apenas digo que sinto um amor tão grande por ti, muito afeto, ternura e Orgulho de ser sua bisneta. Quando encontrei a sua fotografia em 16 de setembro de 2008 foi como se tivesse te encontrado pessoalmente, e se descortinou o resgate de sua história de vida, recuperamos muitas fotografias e promovemos os encontros de seus descendentes. Creio que você de onde está cultivou em meu coração um grande amor. Hoje os descendentes de seus sete Filhos são numerosos, espalhados para além fronteiras  do Estado do Espírito Santo e Brasil e devem se orgulhar de sua história de vida. Somos descendentes de uma família que construir sua própria história. 


Maria Luisa, esteio da família e sustentáculo do lar, com amor e fé criou e educou sozinha seus sete filhos. Praticante fervorosa da doutrina católica, se sustentou na fé para suportar a ausência de seu falecido marido e educou e conduziu seus filhos na mesma doutrina Mãe presente na vida dos filhos os viu unirem-se as famílias Lorenzon, Nodari, Vinco, Gava, Pravato, contraindo matrimônio e formaram sete novas famílias. As sete novas famílias tiveram da primeira geração 72 filhos e destes 60 novas famílias foram formadas, multiplicando-se os descendentes e agregados em matrimônio. Na década de 20 os filhos homens já possuíam sua própria propriedade, trabalhavam por conta própria. Maria Luisa, a matriarca, vivia na casa dos filhos assistindo os mais necessitados. Sua coragem e fé inabalável contribuíram para que seus sete filhos multiplicassem as famílias, agregando novos membros e formando uma numerosa descendência que deve ter orgulho de suas raízes e história de vida. (N ª imagem clique amplia - la)
GIOVANNI ANGELO BRUNELLI E TEREZA LORENZON BRUNELLI

GIOVANNI ANGELO BRUNELLI, no Brasil adotou o nome JOÃO BRUNELLI. Nascido em 19 de janeiro de 1876, na Contrada Lônico, número 139, Comune Cerro Veronese – Província de Verona (Itália), chegou ao Brasil com 13 anos de idade. Sendo o filho mais velho e órfão de pai, foi o arrimo de família, o primeiro a sair a trabalhar pois era o mais desenvolvido e já possuía estudos. Morando em São Bento de Urânia, contraiu matrimônio com ANGELA LORENZONI (filha de Paolo Lorenzon - 1844 e Maria Cancian - 1846 ). Desse matrimônio nasceu uma filha Angela Brunelli (Angelina). As Informações que temos que Ângela Lorenzoni faleceu 09 dias após o nascimento da filha que recebeu seu nome e foi criada, até os 9 anos por seus avós maternos e depois por sua tia Tereza Lorenzon que se casou com Giovanni Angelo Brunelli ( João ). Angela era conhecida por Nina Brunelli que casou -se com Abramo Massete, teve 06 filhos.  Do matrimônio de João com Tereza Lorenzoni nasceram 11 Filhos que se uniram em matrimônio e formaram 11 novas famílias.

Os filhos de João Brunelli e Tereza Lorenzon e respectivas esposas:
1- Marco ( Santo) Brunelli (* 01/11/1901 † 23/12/1990) casado com Cecilia Avanci ;
2 Alberto Brunelli (1903) casado com Maria Jubini;
3- Erminia Brunelli (1904 e †07/02/1973), casada com Virgílio Gava;
4- Firminio Brunelli (1906) casado com Almerinda Vinco; 
5- Erminio Brunelli (* 13/11/1908 † 17/06/1960 ), casado com Amélia Perim;
7- Maria Luisa Brunelli (06/03/1911 † 16/04/1991) casada com Belarmino Casagrande;
7 Victorio Brunelli ( 24/09/1912 ) casado com Catharina ( Catina ) Giaretta;
8- Angelo Brunelli (1914) casado com Teodelinda Zaque;
9 - Olivia Brunelli (1916) casada com Olivio Destefani;
10- Rosa Brunelli (1918), casada com Joaquim  Francisqueto;
11- Ozilio (Luiz ) Brunelli ( 01/09/1920 - 20/02/1989 ) casado com Maria ( Mariquinha ) Gava;

Ainda falta a identificação de vários descendentes de João Brunelli, pois dependemos dos descendentes para o complemento da sua genealogia. Atualmente temos a genealogia completa somente dos filhos Ermínio, Ermínia, Maria Luisa,Victório e Olivia Brunelli, os demais estão incompletas .
Número de descendentes de:
1- Erminia Brunelli casada com Virgílio Gava: 07 filhos, 51 netos, 87 bisnetos e 22 trinetos;
2- Erminio Brunelli casado com Amélia Perim: 11 filhos, 30 netos e 27 bisnetos;
3- Maria Luisa casada com Belarmino Casagrande: 04 filhos, 23 netos e 36 bisnetos
4- Victório Brunelli casado com Catharina Guaretta: 10 filhos, 24 netos e 07 bisnetos.
5- Olivia Brunelli casada com Olivio Destefani: 05 filhos, 06 netos e 03 bisnetos
Sabemos que  Marco ( Santo) Brunelli (* 01/11/1901 † 23/12/1990) casado com Cecilia Avanci na data do seu falecimento em 1990 tinha:14 filhos, 57 netos e 51 bisnetos (aguardamos informações atualizadas de seus descendentes).
O número de descendentes de Giovanni Angelo deve ultrapassar a casa dos 600. Esperamos a colaboração de seus descendentes para a sua identificação completa.

ANGELO DOMENICO BRUNELLI E ROSA NODARI

ANGELO DOMENICO, no Brasil adotou o nome ANGELO BRUNELLI. Nascido em 13/10/1877 em Roverè Veronese - Província de Verona , segundo filho do casal Marco Brunelli e Maria Luisa  Ciresa tinha apenas 11 anos quando chegou ao Espírito Santo. Angelo era o nome de seu avó paterno e Domenico não temos informações, mas quer nos parecer que tenha sido uma pessoa muito especial para o casal Marco e Maria Luisa porque também o quarto filho do casal tem o nome de Domenico.
Angelo contraiu matrimônio com Rosa Nodari e dessa união nasceram 12 filhos, dois quais sete contraíram matrimônio e formaram novas famílias:

1- Armelin Brunelli casado com Maria Tonetti
2- Amélia Brunelli casada com Luiz Tonetti
3- Anita Brunelli
4- Paschoa Brunelli casada com Primo Campores
5- Dosolina Brunelli casada com João Lobo
6- Celesta Brunelli casada com Orlando Vieira de Mello
7- Angelina Brunelli
8- Maria Brunelli casada com Júlio Cocô
9- Santo Brunelli (santinho)
10- Olímpia Brunelli
11- Ilda Brunelli
12- Luiza Brunelli casada com Francisco Umbelino Alves



DADOS: 12 filhos, 34 netos, 46 bisnetos e 32 trinetos (dados incompletos de bisnetos e trinetos – aguardando complemento da identificação dos descendentes).


GERMANO LORENZO BRUNELLI

GERMANO BRUNELLI como era conhecido, chegou ao Brasil com 9 anos de idade, nascido em 07/01/1880 e batizado em 08/01/1880 em Roveré Veronese - Montechiane – Paróquia de Son Vitale. Seus padrinhos foram: Stefano Guerra e Celeste Ciresa. Casou-se com MARIA NODARI e foi o filho que mais cuidou da mãe, a matriarca da família BRUNELLI, Maria Luisa Ciresa que faleceu na sua casa, na localitade denominada Macuco - Município de Castelo-ES. Em 1959 mudou-se para Fazenda Santa Rita levando os filhos já casados com as famílias para Pinheiros. Faleceu em 1968 com 88 anos na casa do seu filho Marcos Brunelli. Foi sepultado no cemitério da Fazenda Santa Rita no município de Pinheiros ES. Germano sempre foi um homem muito bom, afetuoso e caridoso que comprava terra para seus filhos e nada tinha em seu nome. Era uma pessoa muito religiosa e tinha um dom especial para cantar a liturgia, em latim. Conseguiu formar numerosa família. Sua descendência já ultrapassa de 500 pessoas. Teve 11 filhos que te geraram 73 netos, 226 bisnetos, 208 trinetos e 11 tetranetos,  até então identificados.
 
FILHOS DE GERMANO BRUNELLI E MARIA NODARI
1 - Selvino Brunelli casado com Rosa - sem informação dos descendentes
2 - Augusto Brunelli casado com Adelaide Jubini - tiveram 07 filhos, 26 netos, 30 bisnetos e 01 trineto;
3 - Ida Brunelli casada com José Camporez - tiveram 09 filhos, 28 netos, 41 bisnetos e 01 trineto;
4 - Marcos Brunelli casado com Theresa Perim - tiveram 10 filhos, 32 netos, 44 bisnetos e 04 trinetos;
5 - Tereza Brunelli casada com Luiz Camporez - tiveram 9 filhos, 36 netos e 25 bisnetos (informação incompleta)
6 - Ângela Brunelli - falecida
7 - João Brunelli casado com Clementina - tiveram 04 filhos, 18 netos, 16 bisnetos e 03 trinetos;
8 - Ângela (Angelina ) Brunelli casada com Agostinho Campores - tiveram 08 filhos, 25 netos, 22 bisnetos e trineto;
9 - Albina Brunelli casada com Julio Luzório - tiveram 10 filhos, 21 netos e 8 bisnetos (informação incompleta)
10 - Antônio Brunelli casado com Vivina Fim - tiveram 08 filhos, 18 netos, 18 bisnetos e 01 trineto e
11 - José Brunelli casado com Isabel Casagrande - tiveram 08 filhos, 22 netos e 4 bisnetos.

Germano é o que tem o maior número de descendentes identificados, embora ainda não esteja completa a sua árvore genealogia.

DOMINGOS BRUNELLI (CONHECIDO POR MICO)
DOMINGOS BRUNELLI foi o filho do casal que nasceu no Brasil, conforme Certidão de Nascimento, nasceu em 01/02/1893. Faleceu em 23 de junho de 1962, aos 69 anos de morte natural, foi sepultado no Cemitério de Pindobas- ES.
Na sua genealogia, até então já foram identificados 299 descendentes, sendo: 09 filhos; 60 netos, 151 bisnetos e 79 trinetos.

FILHOS DE DOMINGOS BRUNELLI
1- Venuto  casado com Justina Vinco – tiveram 8 filhos, 22 netos e 19 bisnetos;
2- Antônio casado com Amélia Vinco – tiveram 9 filhos, 18 netos e 07 bisnetos;
3- José Brunelli casado com Ermínia Vinco (†) - tiveram 9 filhos, 19 netos 01 bisneto;
4- Justino Brunelli (†) casado com Maria Peisino (†) – tiveram 11 filhos, 27 netos e 14 bisnetos;
5 Guerino Brunelli casado com ......... falta informação da genealogia.
6 Ila Brunelli cadasa com João Batista Botacim tiveram 7 filhos, 20 netos e 10 bisnetos;
7- Ângela (Angelina) Brunelli (†15/05/1994) casada com José Tonoote – tiveram 09 filhos, 35 netos e 28 bisnetos;
8- Justina Brunelli ..... falta informação da genealogia;
9- Maria Luiza Brunelli Casou Com José Colodette – 7 filhos e 10 netos


Aguardamos de seus descendentes as informações complementares de sua genealogia.


MARIA REGINA (REGINA) BRUNELLI
REGINA (REGINA) BRUNELLI, nascida em 14 de março de 1883, batizada em Roverè di Velo (VR), chegou ao Brasil com 5 anos de idade. Regina era a filha mais velha de Marco e Maria Luisa e recebeu o nome de sua avó paterna que se chamava Regina Carcerari. Segundo relatos Regina sempre foi muito bonita, desde jovem era dona de uma beleza impar que chamava a atenção das pessaos.    Uniu-se em matrimônio com Stefano Vinco e teve 10 filhos que por sua vez contrairam matrimônio e formaram 10 novas famílias.


FILHOS DE REGINA BRUNELLI E STEFANO VINCO:

1- Albino Vinco casado com Rosinha Avanci
2- Marco Vinco casado com Julia Perim
3- Elvira Vinco casada com Fortunato Tonete
4- Luisa Vinco casada com José Fiorez
5- Arthur casado com Assunto Del Puppo
6- Ema Vinco casada com Camilo Careta
7- Silvino Vinco casado com Maria Avanci
8- Hermínio casado com Lourdes Andreão
9- Maria Vinco (TATA) casada com Firminio Careta
10- Laurentino Vinco casada com Cira
11-José Vinco casado com .... (falta informação)



Dependemos de seus descendentes para complementar a sua árvore genealógica. A 9ª filha - Maria conhecida por Tata tem 87 anos e reside no lugarejo denominado Agua Limpa.




GUILIO (JULIO) BRUNELLI

Giulio Brunelli passou a se chamar Julio, nasceu em 09 de março de 1885, em Roverè di Velo (VR) e chegou ao Brasil com apenas 4 anos de idade. Era o filho homem mais novo do casal, e pela sua pouca idade não havia estudado na Italia. Segundo relatos, Julio aprendeu a ler e as escrever  com sua mãe Maria Luisa, mas já com certa idade.  De seu matrimônio com Rauqel Gava nasceram 10 filhos:


1- Firmínio Brunelli cc Adelaide Gaspar
2- Justino Brunelli cc Arminda Bellic
3- Sabina Brunelli cc Alfredo Casoti
4- Pierina Brunelli cc Ernesto Bruno
5- Josefina Brunelli cc Batista Oliosi
6- Maria Brunelli cc Eugênio Farrari
7- Julia Brunelli cc Luiz Vanini
8- Angelina Brunelli cc Erico Brunoro
9- Luisa Brunelli cc Belmiro Roseto
10- Anita Brunelli cc Angelim Marim

De sua numerosa prole de 10 filhos, vivem no nosso meio pra contar suas histórias as 03 filhas:
1- Angelina Brunelli Brunoro com 80 anos;
2- Luisa Brunelli Roseto com 78 anos  e
3- Anita Brunelli Marim bcom 76 anos

Ainda não dispomos de sua genealogia completa. Dependemos de seus descendentes com informações complementares.

EUGENIA SILVINA BRUNELLI
Eugenia Silvina Brunelli era o nome de batismo de Silvina Brunelli nascida em 05 de oubro de 1887, em Roverè di Velo (VR). A filha caçula do casal tinha apenas 1 ano e 5 meses quando chegou ao Brasil. Por ser a caçula foi a filha que mais contato teve com a mãe que gostava de passava seus dias com ela. Mesmo depois de casada Silvina morava próximo de sua mãe, em propriedades de seus irmãos, primeiro de João e depois de Germano.

De seus matrimônio com João Pravadoque era conhecido por Colombinho nasceram 07 filhos:
1- Ângelo Pravatto casado com Ana Colodete
2- Antônio Pravatto casado com Angelina Colodete
3- Hermínia Pravato casada com Caetano Zanon
4- Amélio Pravatto casado com Cecília Bravin
5- Justino Pravato casado com Carmem Caliman
6- Luisa Pravato casada com Jovelino Zanon
7- Avelino casado com Maria Jobini


Vive entre nós três filhos de Silvina, dois dos quais conheceram e conviveram com a avó Luisa, seus relatos são emocionantes. São eles:
1- Amélio Brunelli Pravato com 91 anos
2- Erminia Brunelli Pravato com 88 anos
3- Luisa Brunelli Pravato com 78 anos






As informações de sua descendência estão incompletas. Dependemos de seus descendentes com a sua genealogia completa para árvore genealógica.

Objetivo do Blog Descendentes Brunelli

Este blog foi criado com o principal objetivo de ser um instrumento de comunicação e meio de divulgação da genealogia dos descendentes da família de Marco Brunelli (1848)  e de Maria Luisa Ciresa Brunelli (1857) da Província de Verona  que no dia 28 de fevereiro de 1889 chegaram no Estado do Espírito Santo (Brasil) com seus sete filhos: Giovanni Angelo (João) com 13 anos; Domenico Angelo (Angelo) com 11 anos; Germano Lorenzo (Germano) com 9 anos; Domenico (Domingos - Mico) com 8 anos; Maria Regina (Regina) com 6 anos; Giulio (Julio) com 4 anos e Eugenia Silvina (Silvina) com 2 anos.
Acreditamos que por meio deste possamos contribuir para manter informado os seus descendentes com notícias, eventos e outros, além de ajudar na identificação da genealogia, e sobretudo estreitar laços e vínculos de parentescos. Para a sua atualização  contamos com a colaboração e disposição dos descendentes, nos enviando material e informações pelo e-mail do blog. Dessa forma estaremos registrando a história de uma família de imigrante italiano que com seus descendentes ajudou a construir a história deste Estado e consequentemente do País. Poderão ser enviadas fotografias, genealogia, histórias da família ou fatos relevantes, eventos, notícias, dentre outros. O e-mail do blog é familiabrunelli@hotmail.com